quinta-feira, 16 de abril de 2009

Sobre o que é o blog?

Este blog foi criado com a função de mostrar o Egito de uma maneira mais fácil e resumida, segundo o Projeto 2009 do Pallotti. O objetivo deste projeto foi o Egito Antigo, suas principais características e sua cultura, que têm muita influência no mundo hoje.
Este blog foi criado por Gustavo Alexandrino Micheli e Pedro Henrique Bernardinelli.

Divirtam-se!!!!

Breve resumo do Egito



A civilização egípcia se iniciou com base no Rio Nilo, por volta do ano de 3150a.C. e terminou por volta de 30a.C., que fica na parte nordeste da África. Uma característica principal foi a mumificação, e a principal construção lembrada hoje são as pirâmidesΔ.
Elas eram usadas como túmulos para faraós e pessoas próximas a eles. Seus pertences, como jóias, eram colocadas no túmulo.
A sociedade era politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses. Um deles era Anúbis, que era o Deus da Morte. Sua figura tinha a forma de um Chacal.
A economia era agrícola, com colheita em Abril.
A mumificação egípcia é uma das coisas mais lembradas. Sua função era preservar os corpos para que eles passassem para a próxima vida com segurança, e estivesse pronto para quando voltasse a este mundo.

Tutancâmon


Tutancâmon foi um faraó do Antigo Egito que deixou o trono quando era adolescente, pois morreu.
Ele é extremamente conhecido pois sua tumba, aberta em 1932, ainda estava intacta e revelou muito sobre o Egito de antigamente.
Ele casou-se quando tinha 10 anos, e assumiu o trono quando tinha 12. Uma de suas principais obras foi restaurar o culto aos antigos deuses.
Faleceu com 19 anos, sem herdeiros.
Sua morte tem várias especulações, mas as principais são tuberculose e assassinato.
Seu túmulo foi encontrado na parte leste do Vale dos Reis.
Junto com ele, várias jóias, armas, textos e tecidos, que fascinam a muitos.

Jóias do Faraó



Os faraós tinham muitas jóias, que eram enterradas com ele em sua morte.
A maioria era feita de ouro, assim como o sarcófago.
As principais jóias eram: diademas, anéis, colares, peitorais, amuletos, pendentes, braceletes e brincos. Elas tinham caráter religioso e simbolizavam figuras sagradas.
Abaixo estão algumas imagens e exemplos da joalheria egípcia.

Vestuário


No Antigo Egito, poucas pessoas usavam roupas. Elas eram um símbolo de nobreza.
No começo, os homens usavam um tecido parecido com uma saia, em volta do quadril, já as mulheres um vestido que deixava os seios à mostra.
Com o tempo as roupas aumentaram de tamanho, e as mulheres começaram a tapar os seios.
Alguns usavam sandálias, mas não eram comuns.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Mumificação































A mumificação egípcia tinha a função de preservar o corpo do faraó ou outra pessoa importante, deixando-o pronto para voltar da morte.
Os egípcios também acreditavam que o espírito da múmia também era preservado, ou seja, com o corpo e espírito conservados, a pessoa viveria para sempre.
Ela era feita com a retirada dos principais órgãos e o cérebro. Os corpos eram enfaixados em algodão ou linho e postos em sarcófagos de pedra.
O vídeo abaixo explica a mumificação com mais detalhes.

Construção das Pirâmides

Como as pirâmides tinham a função de proteger os corpos dos faraós e seus pertences, elas tinham que ser construídas com muito cuidado e tinham que ser bem protegidas. Com isso, profissões surgiram.
Uma delas foi o engenheiro. Eles projetavam armadilhas e acessos falsos dentro das pirâmides. Tudo para proteger o corpo do faraó de ser violado por saqueadores.
Outra foi o arquiteto. Na época, eles que conheciam mais a matemática, por isso, planejavam a construção para obter o máximo de perfeição.
Mas a maior parte mesmo ficava na mão dos escravos, que eram prisioneiros de guerra. Eles faziam o trabalho pesado, carregavam os blocos e erguiam a construção.
Como as pirâmides levavam mais de 20 anos para serem construídas, a vida inteira do escravo era destinada a construção. Coitados.

Hoje, muitos designers fizeram representações gráficas das pirâmides, como esta, de Jean-Pierre Houdin:


Ela ilustra bem a forma como as pirâmides foram assentadas, mostrando por que elas estão de pé até hoje.

Pirâmides no Ocidente


No ocidente, as pirâmides adquiririam novos significados e usos.
Em Nevada, nos Estados Unidos, um Cassino foi construído com o formato de uma pirâmide e de uma esfinge.




Outra coisa que aconteceu com as pirâmides foi a criação de um papel esotérico.
Acredita-se que elas tenham poderes como concentrar energia, curar muitas doenças e causar uma paz e uma tranquilidade interior. Muitos livros foram feitos sobre os estudos esotéricos das pirâmides, como o O poder das Pirâmides, de Emilio Salas e Román Caro. Contusões, torções e vários outros problemas físicos foram ditos curados pelas pirâmides. O que é real e o que está somente na cabeça das pessoas não é certo.

Principais pirâmides egípcias


As pirâmides que são consideradas as principais são as de Guizé.

Elas ocupam o primeiro lugar dentre as Sete Maravilhas do Mundo Antigo, com um grande diferencial: Elas ainda resistem à ação do tempo.
Elas foram construídas como tumbas para os reis Quéops, Quéfren, e Menkaure.
Elas foram feitas com blocos de pedra calcária, com aproximadamente 1 milhão de blocos cada, que tem um peso estimado de 2 a 3 toneladas.
Elas estão localizadas na cidade do Cairo, no Egito.

Esfinge



A Esfigne egípcia é uma criatura com corpo de leão, que normalmente está estendido, e uma cabeça humana, que é do faraó. Eram usadas para demonstrar o poder do faraó.

A esfinge mais famosa é a de Guizé, chamada Sesheps. Há teorias que dizem que ela foi utilizada como guardiã das Grandes Pirâmides.
A Esfinge também foi usada pelos gregos, que a importaram dos egípcios.

Pirâmides


As pirâmides eram utilizadas como local funerário para o faraó e sua família, mas também há teorias que dizem que elas também serviam de templo religioso.

No total, foram encontradas aproximadamente 80 pirâmides no Egito, mesmo que muitas tenham sido reduzidas a somente montes de terra, com o passar dos anos e ação do tempo.

domingo, 5 de abril de 2009

Esquadros Egípcios

Os Egípcios foram os primeiros a usar esquadros. Sua função era auxiliar a construção das pirâmides, que eram extremamentes esquadrejadas. Os egípcios descobriram que utilizando-se uma corda marcada em intervalos iguais e tomando-se as medidas 3, 4 e 5 para os lados de um triângulo, obtinham um triângulo retângulo, onde os catetos menores eram os lados de 3 e 4 unidades e a hipotenusa o lado maior.